logo RCN

Secretaria de Educação de SC lança edital para o Programa Universidade Gratuita

  • Foto: Secom / Divulgação -

Os critérios e requisitos estão disponíveis no Diário Oficial do Estado

A Secretaria de Estado da Educação (SED) de Santa Catarina divulgou nesta quarta-feira, 27 de setembro, o edital para o cadastro de estudantes no Programa Universidade Gratuita. O programa oferece apoio financeiro a estudantes de graduação que estão regularmente matriculados em instituições universitárias cadastradas.

Os critérios para o cadastramento, o cronograma e os requisitos para participação no processo de concessão podem ser encontrados no Diário Oficial do Estado, a partir da página 4.

As instituições universitárias participantes do programa estão listadas no edital.

O período de cadastramento será definido pela Secretaria de Estado da Educação (SED), e as datas limites serão publicadas no site oficial, para conhecimento prévio.

Caso um estudante receba bolsa do UNIEDU ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES) e deseje se cadastrar no Programa Universidade Gratuita, ele deve interromper o recebimento do benefício primeiro e, em seguida, seguir o cronograma de cadastramento publicado no site.

O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior no Brasil. Até 2026, serão investidos R$ 1,2 bilhão, gerando até 70 mil vagas, das quais até 28 mil serão oferecidas em 2023. O programa abrange diversas universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.

Em troca do apoio financeiro, os estudantes devem dedicar 20 horas de trabalho em suas áreas de formação a cada mês de estudo gratuito, seja durante o curso ou até 2 anos após a conclusão.

A classificação para o programa levará em consideração a renda familiar, o valor da mensalidade e as despesas com moradia, saúde e outros itens.

O programa beneficia candidatos nascidos em Santa Catarina ou que tenham residido no Estado por pelo menos 5 anos. Estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas terão prioridade. O resultado das inscrições será divulgado em outubro, e os selecionados terão o segundo semestre de 2023 gratuito.

Alimentação escolar: Prefeitura de Joinville certifica que crianças não terão limite de repetição Anterior

Alimentação escolar: Prefeitura de Joinville certifica que crianças não terão limite de repetição

Cemitérios de Joinville terão novos portões e horários, para garantir segurança Próximo

Cemitérios de Joinville terão novos portões e horários, para garantir segurança

Deixe seu comentário